flag-br

E qual etapa dessa jornada você está?

Atualmente, como é seu ambiente?

Altamente complexo? Com ativos com classificação de risco? Talvez não complexos, mas geograficamente distantes?

Você já tem um sistema de gestão de ativos, ou CMMs eficiente, sensores nos ativos, mas eles ainda não estão integrados e só geram informações quando coletados?

Ainda não escolheu bem um sistema de gestão, possui um sistema que gera as OSs de manutenção, mas sem muitas informações relevantes?

Quer implantar um sistema de monitoramento, mas tem integrações que necessitam de cuidado e atenção?

Tem um pouco de cada item mencionado acima?

O 1º passo é você onde você está em cada etapa, ainda que seja no início. A grande maioria das empresas, ainda está por ai, umas um pouco mais a frente, outras iniciando, o importante é ir a diante, mapear esse processo e saber onde quer chegar, depois tempo, custo e esforço.

Antes da pandemia, tínhamos uma expectativa que 85% das empresas, dos diversos setores estariam já na Indústria 4.0, em 2025. Para algumas a pandemia do Covid 19, foi um motor, que as fizeram enxergar que a digitalização de dados, o mobile, os sensores e o monitoramento eram uma necessidade hoje. Trabalharam forte, online, se utilizaram das reuniões por vídeo e num senso e vontade comum, iniciaram essa jornada e caminharam muito!

Algumas, não fizeram essa jornada, foram um pouco mais conservadoras e prefiram ter mais segurança, saber onde a pandemia poderia estar mais controlada, para avançar nesse tema.

Qual a diferença entre elas? Cada uma está caminhando no seu tempo, mas todas sabem quando e onde querem chegar!

Essa é uma pergunta que em breve saberemos responder através da predição. A tecnologia de IA embarcada nos sistemas e suites da indústria 4.0, municiada de dados coletados durante um periodo de tempo, poderá trazer as informações necessárias para maior produtividade, redução de paradas, redução de custo, melhoria em auditorias, melhoria na quantidade e na qualidade de compras, previsibilidade.

As empresas poderão precificar seus produtos, baseadas em dados mais reais, confiáveis e de fácil acesso.

Desenhar essa jornada e essas etapas com sistemas e empresas com bagagem consistente, trás além de confiança, conhecimento e possibilidade de ter consultorias mais customizadas para cada tipo de negócio.

Essa pergunta é a que mais fazemos para nossos clientes, a maioria deles, ainda dizem, coletamos individualmente e guardamos.

Porque? Por que iniciaram a jornada pelo sensores, os ativos estão sensorizados, mas, não enviam informações para nenhum centro de inteligencia, estão neles e depois guardados. Não faça esse caminho, é como ter um carro zero na garagem e não dirigir!

Comece pelo elementar, comece por um bom plano de manutenção realizado num bom CMMS ou EAM, depois dessa etapa, passe para o IoT, dessa forma você não perde tempo e nem para para fazer o que deveria ter sido feito no inicio, seguramente sua jornada será mais fluida e constante!

AQUARELLE, é uma Consultoria em Soluções e Sistemas, empresa certificada e especializada em Soluções IBM, com experiência de implantações e sustentação de projetos em vários paises, utilizando IoT, Sensores, na Integração de Sistemas e soluções de TI, conciliando hardware, software e prestação de serviços, curadoria em digital, Mapeamento e correção de processos, implantação e sustentação de sistemas IBM MAXIMO para gestão de ativos, IBM Control desk para gestão de ativos em TI e chamados.

#Aquarelle – Queremos te levar mais longe! Vamos?

faleconcosco@aquarelle.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Últimas Postagens