flag-br

CMMS o que é?

CMMS Aquarelle

É um sistema de gerenciamento de manutenção, CMMS é um software que centraliza as informações de manutenção e facilita os processos de operações de manutenção.

Ele ajuda a melhorar a utilização e a disponibilidade de equipamentos físicos, estradas, radares, máquinas, veículos, infraestruturas de fábricas e outros ativos. Também referido como CMMIS ou sistema de informação de gerenciamento de manutenção computadorizado, os sistemas CMMS são encontrados nos mercados de manufatura, produção de óleo e gás, geração de energia, construção, transportes e outros nos quais a infraestrutura física é crítica.

Muitos de nós conhecemos esse sistema, de uma forma simples, como Sistema de Gestão de Ativos. Mas ele pode realmente realizar a gestão de qualquer tipo de ativo?

Sim, não só os ativos, como a equipe de manutenção que trabalha nesses ativos, os contratos relacionados a eles, as garantias, as peças sobressalentes, as suas programações de 52 semanas, entre outros dados importantes. Ele funciona como seu grande banco de dados de ativos, desde o momento do seu nascimento, até os dias atuais.

As informações em um banco de dados CMMS suportam várias funções do sistema, assim como é possível integrar com outros sistemas legados, MES, preparar para a coleta de informações geradas por Iot, entre outros benefícios.

Gerenciamento de recursos e mão de obra: Acompanhar funcionários e certificações de equipamento disponíveis. Designar tarefas específicas e formar equipes. Organizar turnos e gerenciar taxas de remuneração.

Registro de ativos: Armazenar, acessar e compartilhar informações de ativos como:

  • Fabricante, modelo, número de série e classe e tipo de equipamento
  • Custos e códigos associados
  • Localização e posição
  • Estatísticas de desempenho e de tempo de indisponibilidade
  • Documentação, vídeo e imagens associadas, como manuais de reparo, procedimentos de segurança e garantias
  • Disponibilidade de medidores, sensores e instrumentação da Internet das Coisas (IoT)

Gerenciamento de ordem de serviço: Geralmente considerada como a principal função do CMMS, o gerenciamento de ordem de serviço inclui informações como:

  • Número da ordem de serviço
  • Descrição e prioridade
  • Tipo de pedido (reparo, substituição, agendado)
  • Códigos de causa e solução
  • Pessoal designado e materiais utilizados

O gerenciamento de ordem de serviço também inclui capacidades para:

  • Automatizar a geração de ordem de serviço
  • Reservar materiais e equipamentos
  • Planejar e designar funcionários, equipes e turnos
  • Revisar status e monitorar o tempo de indisponibilidade
  • Registrar custos planejados e reais
  • Anexar documentação, mídia de segurança e de reparo associados

Manutenção preventiva: Automatizar a iniciação da ordem de serviço com base no tempo, uso ou eventos acionados. Use a manutenção para associar ativos em diversos pedidos. Sequenciar e planejar ordens de serviço preventivas.

Gerenciamento de materiais e inventário: Inventariar, distribuir e reivindicar equipamentos e materiais de manutenção, reparo e operações (MRO) em áreas de armazenamento, centros de distribuição e instalações. Gerenciar os fornecedores, controlar os custos de inventário e automatizar o reabastecimento.

Relatório, análise e auditoria: Gerar relatórios em todas as categorias de manutenção, como disponibilidade de ativos, uso de materiais, custos de mão de obra e de material, avaliações de fornecedores entre outras. Analisar informações para entender a disponibilidade de ativos, tendências de desempenho, otimização de inventário MRO e outras informações para oferecer suporte às decisões de negócios e reunir e organizar informações para auditorias.

Quanto mais tempo temos as informações dos ativos registradas, melhor é nossa gestão de base de dados, melhor a eficiência das manutenções, pois sabemos quando sao realmente necessárias e um equipamento com histórico confiável é um equipamento que promete vida longa, economia, produtividade e previsibilidade, para você e sua equipe!

Quer conhecer um pouco mais sobre sistema de gestão de ativos e CMMS? Quer tirar sua manutenção do papel, do excell, ou ainda trazer mais tecnologia para suas plantas?

Podemos te ajudar nesse escolha e nessas etapas!

AQUARELLE, é uma Consultoria em Soluções e Sistemas, empresa certificada e especializada em Soluções IBM, com experiência de implantações e sustentação de projetos em vários paises, utilizando IoT, Sensores, na Integração de Sistemas e soluções de TI, conciliando hardware, software e prestação de serviços, curadoria em digital, Mapeamento e correção de processos, implantação e sustentação de sistemas IBM MAXIMO para gestão de ativos, IBM Control desk para gestão de ativos em TI e chamados.

#Aquarelle – Queremos te levar mais longe! Vamos?

faleconcosco@aquarelle.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Últimas Postagens