IoT bem Sucedido

Rápido, Seguro e escalável!

Com IoT a lógica do trabalho é remodelada! Você pensa, age e transforma!

Mas é simples assim?

Mais ou menos, o IoT precisa de automação para ser bem sucedido. RPA, BPM ou até mesmo um barramento, pode fazer parte do processo de construção e implantação. As empresas que contemplam essas automações já crescem em escala na transformação digital. Não é capacidade produtiva que é considerada e sim a capacidade de manter a produtividade com conectividade.

As iniciativas de IoT estão explodindo! Por que?

Porque ele é um ponto de convergência fundamental para o passo 2 da Indústria 4.0, lembrando que o passo 1 dessa etapa é ter um sistema de gestão de ativos instalado, escalável e operando!

Você faz idéia do impacto que essas transformações vão fazer na sua empresa, na sua vida e da equipe que trabalha contigo?

Será uma revolução fantástica e inevitável!

A 1ª revolução industrial a Indústria 1.0, foi no século XVIII com a vinda do vapor.

Era usado nos trens, nos navios, lembram do filme Titanic? Vários homens colocando madeira para queimar gerando calor e vapor? Era o que tinham e foi assim por muitos anos!

A 2ª revolução industrial a Indústria 2.0 veio com a eletricidade!

Nos anos 1800, a eletricidade entrou nas indústrias, trazendo além de luz elétrica, motores elétricos, reduzindo o esforço físico humano, imagine a quantidade de homens necessários na indústria 1.0? E o esforço físico que eles tinham que realizar?

Na indústria 2.0, esse esforço para geração de vapor foi extinto e as pessoas foram realocadas em outras atividades, aprendendo novos ofícios. Você começa a perceber alguma semelhança com a indústria 4.0?

Vamos chegar lá!

A 3ª revolução industrial, foi quando iniciou a informática já no século XX.

Computadores, relógios digitais, telefones com teclas, chegaram e começaram a fazer parte do nosso dia a dia. Atividades muito comuns e até muito valorizadas como a datilografia nas máquinas de escrever, que inicialmente eram mecânicas, com teclas “tec, tec tec”, deram lugar as máquina elétricas, que depois deram lugar aos computadores com softwares de escritório, como nosso conhecido pacote office!

Já imaginou viver sem o office? Fazer trabalhos escolares em folhas de papel almaço ou datilografar e errar a formatação e ter que datilografar a folha toda novamente? Pois é, isso acontecia! Mas já passou!

Nos dias de hoje, chegamos e estamos no inicio da indústria 4.0. Mas o que é isso?

É a inteligência a favor da informática trabalhando a favor da indústria!

Essa inteligência pode ser encontrada em algumas disciplinas da Indústria 4.0, podemos mencionar algumas como a IA, o IoT e a impressão 3D.

O que são esses itens?

A IA ( Inteligencia Artificial) é um tipo de sistema que pode aprender com a frequência que cada situação ocorre, coletando dados, seja de um sistema de gestão de ativos, dos sensores de um determinado ativo, tem um tipo de IA chamada Machine Larning, que trás informações coletadas daqui e dali, consolida num Dashboard, ou ainda num sistema de BI e através de relatórios, gráficos comparativos, dispersões mostra onde estão as imperfeições detectadas, baseadas em histórico.

Outro tipo de IA, são os assistentes pessoais, que traduzem voz em texto, temos a Alexa, o Google e a Siri para os adeptos da Apple.

IoT – O equipamento envia informações a uma central, essa central armazena, troca informações de um equipamento com outro e feito isso, com ajuda da IA, gera insigths valiosíssimos para tomada de decisão, com economia imediata e futura de tempo, esforço e dinheiro.

Quanto tempo de vida, tem ainda o elevador do seu prédio? Da pra dizer sem “chute”?

Sim é possível! Com as tecnologias que estamos dizendo, super possível!

Percebeu que 3.0 é diferente de 4.0?

É a inteligência dos softwares a favor da informática.

Hoje a IA cruza dados de exames de pacientes com enfermidades x procedimentos adotados por médicos, gerando melhores protocolos de tratamento, para que as pessoas venham a se recuperar mais rapidamente, a exemplo dos tipos de câncer, doenças raras e agora especialmente a COVID 19.

Impressão 3D – Imprimir partes do corpo humano, deixando próteses mais leves, mais próximas doreal, orelhas, braços ou ainda metais, paredes de casas. É a engenharia impressa!

E por que temos tanta tecnologia no nosso dia a dia e a implantação na indústria não segue o mesmo ritmo?

Processos e pessoas!

O processo é a alma da renovação, mas cuidado pois ele pode ser a trava também, um gesso!

Por que?

Porque pessoas e empresas com processos engessados, tem dificuldades e paradigmas atrelados entre si, além de medo do novo também!

A transformação não destrói os processos, ela simplifica para transformar!

Ter cuidado de trazer inovação sem transcrever o processo atual manual, ou utilizado no pacote office, para o sistema é uma necessidade real. Se isso for feito, não será uma transformação e sim somente uma automatização.

A automação vai fazer parte da transformação, juntas e conectadas.

Agora, lembra que mencionei anteriormente sobre a mudança dos trabalhos, do vapor para a eletricidade? Essa adaptação já ocorreu antes e novamente, sem medo no novo, vamos nos adaptar, estamos em constante aprendizado inclusive mudando nossas atividades.

Cargos como Gerente de Inovação, não existiam a uns 2 anos atrás, hoje é muito comum em muitas empresas e outros cargos surgirão.

Toda essa transformação pode trazer boas novas para você também, independente do segmento da indústria que você atua, isso também vale para outros setores. Muitos pensam em indústria no sentido industrial, porém leia-se como algo mais amplo, atividades como psicólogos, médicos, advogados, também vão ter transformações!

E ai? Está preparado?

Não?

Mude inicialmente a forma de olhar para o que você faz, depois se qualifique, mude, melhore e se transforme!

NaAQUARELLEdizemos: (Adoro essa frase!)

“Queremos te levar mais longe! Vamos?”

Você irá muito além do que imagina! Tenha certeza disso!

Ana Paula Kubinhets é Especialista em Qualidade, Sistemas de Gestão de Ativos e IoT com tecnologias de ponta e CX. Graduada em Pedagogia e Marketing, Pós graduada em Gestão de Qualidade e Comunicação Organizacional, é Green Belt Six Sigma, Auditor Iso 9000, tem certificações IBM em Watson IoT, Cloud, IBM Digital Business Automation é fundadora e CEO da AQUARELLE, empresa especializada especializada IoT, na Integração de Sistemas e soluções de TI, conciliando hardware, software e prestação de serviços, curadoria em digital, CX, Consultoria, Mapeamento e correção de processos, implantação e sustentação de sistemas como SUSE, IBM MAXIMO para gestão de ativos, IBM Control desk para gestão de ativos em TI e chamados.

#Aquarelle – Queremos te levar mais longe! Vamos?

Para conhecer mais sobre meu trabalho e entender como podemos trabalhar juntos, acesse: https://www.linkedin.com/company/aquarellebr/?viewAsMember=true www.aquarelle.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *