Indústria 4.0

Saber em qual momento da Indústria 4.0 você está, enquanto empresa e profissional é muito importante para poder desenhar uma jornada estruturada!

Falamos e ouvimos muito falar sobre as tecnologias, inclusive trabalho com muitas delas em especial com IBM Máximo, um sistema integrado com IA embarcada, que contribui nessa timeline para nossos clientes.

Um ponto importante é a formação do profissional do técnico, daquele que está a frente da planta ou fazendo gestão dela, para que receba e esteja pronto para trabalhar de outra forma e se adaptar a ela. Hoje o mercado avançou absurdamente em tecnologia, porém as formações profissionais, não tem andado na mesma velocidade, nem na didática aplicada nem na metodologia. Os profissionais que tem mais conhecimento, buscaram numa “colcha de retalhos” seus conhecimentos na área e com ele tem estado a frente da transformação em algumas empresas.

Recentemente li um artigo da FEMEVAL (Federação Valenciana de Empresas Metalúrgicas)

Eles são uma federação sem fins lucrativos, que ajudam e promovem conhecimento para as empresas da região de Valencia, na Espanha, há indicações de formação universitária, com a Universidade Politécnica de Valencia e a Universidade de Navarra, com campus em Madrid.

Gosto bastante desse interconexão formação x prática, pois mistura a visão acadêmica que quase sempre está fora do mercado e a prática de quem está no dia dia do mundo corporativo.

Nesse artigo, ele menciona os esforços que tem feito, porém o salto para a transformação digital é difícil, pois há necessidade de treinamento e investimento e nem todas as empresas possuem esses investimentos disponíveis, eu vou um pouco além, algumas ainda não estão fazendo essa projeção e programação a longo prazo.

Esse investimento é mais que necessário, é fundamental, um caminho sem volta. Planejar e ter a dimensão de quanto tempo vai demorar para chegar e como isso vai acontecer é uma decisão assertiva e deve ser tomada agora!

No artigo também mencionam uma realidade, estamos em tempos frenéticos e incríveis, onde o futuro e o presente estão juntos e conectados. Teremos uma profunda mudança nos modelos tradicionais das empresas e eu acrescento aqui, na educação também, pois o modelo, lousa, carteira, caderno também está com os dias contados. Nenhum setor está a salvo dessa mudança, todos serão impactados!

Voltando as tecnologias, podemos citar aqui, o próprio IBM Maximo que mecionei acima, que é um sistemas com mais de 3 décadas e que a cada ano, recebe atualizações e inovações que abrangem toda a cadeia de gestão de ativos, para todas as indústrias, unindo a IA, IoT, Automações, realidade aumentada, Machine Larning, Big Data, torna toda a gestão das plantas automáticas e com predições online, utilizando o comportamento dos ativos, informações trazidas deles, viabilizando a gestão “na ponta do lápis”dos custos operacionais, de pessoas, peças e tempo de parada das plantas, esse último, claro, todos sempre fogem dele!

Por fim, também mencionam os congressos de tecnologias, existem vários, inclusive muitos deles online, vale a pena acompanhar! A grande vantagem é poder assistir os que ocorrem em qualquer local! Vou citar alguns aqui, mais vale a curiosidade de buscar, não só no Brasil como no mundo!!

https://tecnologiasemergentes.es/

https://elemica.com/the-4th-annual-supply-chain-4-0-summit/

https://simabesp.org.br/eventos-detalhe.php?i=Mzcw

Indústria 4.0 2

As empresas devem implantar as mudanças rapidamente para não perderem tempo, dinheiro, produtividade e competitividade. Eu, você , todos nós já fazemos parte dessa transformação!!

E você? Está preparado para a Indústria 4.0?

Ana Paula Kubinhets é Especialista em Qualidade, Sistemas de Gestão de Ativos e IoT com tecnologias de ponta e CX. Graduada em Pedagogia e Marketing, Pós graduada em Gestão de Qualidade e Comunicação Organizacional, é Green Belt Six Sigma, Auditor ISO 9000, tem certificações IBM e é CEO da AQUARELLE, empresa Partner Gold IBM, especializada em Implantação de IBM Maximo Application Suite, IoT, Cloud e outras tecnologias de ponta, com clientes no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.

Para conhecer um pouco mais sobre a #aquarelle acesse:

https://www.terra.com.br/noticias/industria-40-iot-reduz-custo-de-manutencao-em-ate-40,a0285b736e79ae831c3121f7f6595f42rnip6829.html

https://digital.futurecom.com.br/conectividade/fabrica-inteligente-e-conectada

https://www.linkedin.com/posts/aquarellebr_aquarelle-ibm-maximo-gest%C3%A3o-de-ativos-segura-activity-7054206162107277312-dgAa?utm_source=share&utm_medium=member_desktop


https://aquarelle.com.br ou através do e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

ATENDEMOS TAMBÉM FORA DO BRASIL

Nós temos presença global.

A Aquarelle é uma Gold Business Partner da IBM e a primeira empresa da América Latina e a segunda no mundo a vender, implantar e sustentar o IBM Maximo Application Suite desde 2020.

Possuímos clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos. Estamos prontos para levar você à melhor jornada na Indústria 4.0!

A Aquarelle posiciona-se como um parceiro estratégico para empresas em busca de inovação e eficiência na Indústria 4.0, destacando-se pela adaptabilidade e suporte em diversas regiões do mundo.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Como podemos ajudar?

A Aquarelle é uma Gold Business Partner da IBM e a primeira empresa da América Latina e a segunda no mundo a vender, implantar e sustentar o IBM Maximo Application Suite desde 2020.

Aqui, nossa equipe está pronta para responder suas perguntas, oferecer suporte técnico e discutir como podemos transformar sua operação com tecnologia de ponta.

Siga-nos nas redes sociais para as últimas novidades, insights sobre a Indústria 4.0 e atualizações sobre como a Aquarelle está ajudando empresas ao redor do mundo a alcançar a excelência operacional.
Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
pt_BRPortuguês do Brasil

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A TRANSIÇÃO?

Fim do Suporte para IBM Maximo 7.6.1.x

A IBM encerrará oficialmente o suporte para essa versão em 30 de setembro de 2025, após o qual não fornecerá mais correções críticas, patches ou atualizações de segurança.