O que a Indústria 4.0 pode fazer por você?

Como você e sua empresa estão planejando essa jornada?

Seja proativo, não reativo com a Indústria 4.0!

Os dados em tempo real ajudam a monitorar as operações e possíveis interrupções para manter a produção funcionando em níveis ideais. Você está aproveitando totalmente o seu ativo para saber o que realmente está acontecendo em sua planta?

Minimize o tempo de inatividade do equipamento

Uma hora de inatividade pode custar mais de US $ 100.000. O IBM Maximo ™ ajuda a gerenciar proativamente a utilização e o desempenho de ativos corporativos.

Veja como você pode obter um tempo de atividade ideal.

O que é gerenciamento de ativos corporativos?

O gerenciamento de ativos corporativos (EAM) é uma combinação de software, sistemas e serviços usados ​​para manter e controlar ativos e equipamentos operacionais. O objetivo é otimizar a qualidade e a utilização dos ativos ao longo de seu ciclo de vida, aumentar o tempo de atividade produtiva e reduzir os custos operacionais.

O gerenciamento de ativos corporativos envolve gerenciamento de trabalho, manutenção de ativos, planejamento e programação, gerenciamento da cadeia de suprimentos e iniciativas ambientais, de saúde e segurança (EHS). Na era da Internet das Coisas (IoT) – com tudo, desde válvulas a veículos conectados por sensores e sistemas – os profissionais estão incorporando análises avançadas e inteligência artificial (IA) ao EAM. Os dados coletados de ativos instrumentados são analisados ​​usando técnicas de IA. Os insights resultantes ajudam as equipes de manutenção a tomar melhores decisões, aumentar a eficiência, realizar manutenção preventiva e maximizar os investimentos em seus ativos físicos.

Qual é a diferença entre EAM e CMMS?

EAM é frequentemente associado a um sistema de gerenciamento de manutenção computadorizado (CMMS), mas uma análise mais detalhada do EAM versus CMMS revela que eles são diferentes. Um CMMS pode ser um aspecto do EAM. Ele se concentra na centralização de informações para facilitar e automatizar os processos de gerenciamento de manutenção.

EAM é uma abordagem de gerenciamento do ciclo de vida de ativos que oferece suporte ao desempenho dos ativos desde a aquisição até o descarte.

Por que o gerenciamento de ativos corporativos é importante?

O EAM é importante porque ajuda as organizações a rastrear, avaliar, gerenciar e otimizar a qualidade e confiabilidade dos ativos. Organizações de todos os tipos possuem centenas, milhares e até milhões de ativos. Eles são intensivos em ativos . Os ativos vêm em muitos formatos e tamanhos – ferrovias, oleodutos, equipamentos de fabricação, frotas de transporte, moinhos de vento – e incluem virtualmente qualquer peça de equipamento necessária para sustentar a produção, serviços e operações. As melhores práticas de EAM ajudam as equipes de manutenção a obter maior controle de ambientes complexos para:

  • Centralize as informações dos ativos: um CMMS, como parte do EAM, informa aos gerentes de manutenção onde está um ativo, o que ele precisa, quem deve trabalhar nele e quando. Ele automatiza fluxos de trabalho de gerenciamento de ativos críticos e os torna acessíveis e auditáveis.
  • Resolva os problemas antes que eles aconteçam: o software de gerenciamento de ativos oferece suporte a recursos preventivos para manter o equipamento para operações estáveis ​​e contínuas. Isso ajuda a garantir a conformidade com a garantia e evitar problemas que interrompam a produção.
  • Monitore os ativos de maneira mais inteligente : o monitoramento remoto com tecnologia de IA oferece uma visão prática dos estados atuais e esperados dos ativos. Ele agrega dados entre departamentos e silos de informações, permitindo menos alertas mais precisos e tomada de decisão aprimorada.
  • Maximize a utilização de ativos: dados históricos e em tempo real coletados de dispositivos IoT e ferramentas analíticas e de diagnóstico ajudam a estender a disponibilidade, confiabilidade e vida útil de ativos físicos.
  • Gerenciar ativos e infraestrutura antigos: os ciclos de vida dos equipamentos são estendidos por meio de estratégias de manutenção mais informadas e incorporando o gerenciamento de riscos aos processos de negócios para melhorar o retorno sobre o investimento.
  • Elevar o gerenciamento de manutenção: IoT, IA e análises aprimoram as práticas de manutenção de equipamentos. O rastreamento de ativos e a rastreabilidade atendem a requisitos ambientais, de saúde e segurança cada vez mais complexos.
  • Consolidar aplicativos operacionais: o EAM ajuda a estabelecer um único sistema de tecnologia para gerenciar virtualmente todos os tipos de ativos. Os processos são unificados e padronizados para funções de ativos abrangentes em uma empresa.

A gestão de ativos é a base da Indústria 4.0 nas plantas industriais, planejar essa jornada, ter uma manutenção planejada, estruturada, com pessoas capacitadas, também trará mais adesão e produtividade na empresa.

Como você está planejando essa jornada? Podemos contribuir!

Queremos te levar mais longe! Vamos?

faleconcosco@aquarelle.com.br

Ana Paula Kubinhets é Especialista em Qualidade, Sistemas de Gestão de Ativos e IoT com tecnologias de ponta e CX. Graduada em Pedagogia e Marketing, Pós graduada em Gestão de Qualidade e Comunicação Organizacional, é Green Belt Six Sigma, Auditor Iso 9000, tem certificações IBM em Watson IoT, Cloud, IBM Digital Business Automation é fundadora e CEO da AQUARELLE, empresa especializada especializada IoT, na Integração de Sistemas e soluções de TI, conciliando hardware, software e prestação de serviços, curadoria em digital, CX, Consultoria, Mapeamento e correção de processos, implantação e sustentação de sistemas como SUSE, IBM MAXIMO para gestão de ativos, IBM Control desk para gestão de ativos em TI e chamados.

#Aquarelle – Queremos te levar mais longe! Vamos?

Para conhecer mais sobre meu trabalho e entender como podemos trabalhar juntos, acesse: https://www.linkedin.com/company/aquarellebr/?viewAsMember=true www.aquarelle.com.br

Conteúdo do artigo, inspirado e traduzido de ibm uk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *