flag-br

Gestão de ativos e IBM Máximo na Indústria 4.0

O que é a Indústria 4.0?

Alguns profissionais conhecem bem o tema, outros estão começando a entender melhor. A primeira idéia que vem na cabeça é, precisamos de sensores, por que pois imediatamente pensam em Internet das Coisas (IoT).

O IoT faz parte da Indústria 4.0, mas ele sozinho não faz sentido!

A indústria 4.0 é um conjunto de conceitos e tecnologias conectadas, que utilizadas numa empresa com equipe preparada para a nova revolução, trás informações on line, gera dados históricos e desses das previsibilidade de ações para eficiência, melhoria de performance, produtividade, gestão dos ativos inteligentes e redução de custos e paradas!

Muita coisa né?

Sim, muita! Mas seu colocar sensores numa parte da planta já ajuda?

Depende…. Seus sensores estão enviando mensagem para onde? Ou alguém da equipe tem que ficar indo até o ativo, coletando informações, depois insere todas elas numa planilha, que vai para um back office e junta com outras tantas e gera uma relatório? Se a resposta for sim, te digo.

Comece pelo básico, más pense grande!

Não importa o tamanho da sua empresa, gestão de ativo não é abertura de chamado para manutenção, e um sistema de abertura de chamado, onde vc tem registrado os ativos, não faz a gestão dele, faz a gestão do tempo para corrigir problemas, e é o que você e a empresa farão se pensarem dessa forma.

Um sistema de gestão de ativos inteligentes, precisa te amparar e te dar ferramentas para realizar a gestão do trabalho, do serviço, do ativo e do inventário. Estar preparado para integrar com o ERP, para solicitação de compra programada de peças e equipamentos, ter integração com BI, e versões para alertas on line de intermitencias e previsibilidade de ocorrências, machine larning, Inteligência Artificial e boa bagagem histórica e vivencia em muitos tipos de plantas.

Nós da Aquarelle, somos Partner IBM e recomendamos o IBM MÁXIMO, o melhor sistema de gestão de ativos, utilizado no mundo todo, com mais de 3 décadas de história. Todos os usuários, sejam de pequenas, médias ou grandes empresas, no Brasil, na continente Americano, na Europa, Africa ou Ásia, todos tem a mesma opinião. O IBM MÁXIMO é eficiente, robusto, confiável e pronto pra a indústria 4.0.

Claro que há empresas que estão mais adiantadas nessa jornada e outras ainda em fase de implantação.

Mas tudo bem, o importante é começar pelo começo, pela gestão de ativos e na sequência, definir quais são os ativos a serem sensorizados, integra-los enviando essas informações ao sistema.

Quando você tiver essa etapa concluída, pode passar para as próximas etapas.

O que tem que fazer parte do seu plano é, tudo que você tem na empresa, vai gerar 1 ou mais dados, tem-se como premissa que um ativo tem na média de 3 a 5 sensores gerando informações, isso são dados, que geram meta dados e precisam ser congruidos e utilizados, através de analitycs, BI, Dashboards e outras ferramentas de gestão.

E acostume-se, as plantas serão gestionadas por uma grupo pequeno de pessoas, pois o sistema dará os insumos para tomada de decisão e outras ele mesmo tomará.

Capacite seu time! Eles tem que estar envolvido e familiarizados com as tecnologias, quanto mais flexíveis, mais a equipe cresce, quanto mais resistentes, mais trabalho e retrabalho.

Estude!

Estudar? Sim, conhecer, perguntar, participar de eventos, ler sobre as tecnologias e nunca achar que já sabe tudo, esteja aberto a aprender! É um momento novo, todos os profissionais vão ter que aprender um pouco mais e se recapacitar!

Estudos dizem que até 2025, as empresas já estarão na indústria 4.0! E ai? Esta preparado? Precisa de apaio?

Conta com a gente!!

Ana Paula Kubinhets é Especialista em Qualidade, IoT, Sistemas de Gestão de Ativos e CX. Graduada em Pedagogia e Marketing, Pós graduada em Gestão de Qualidade e Comunicação Organizacional, é Green Belt Six Sigma, Auditor Iso 9000, tem certificações IBM em Watson IoT, Cloud, IBM Digital Business Automation, IBM Maximo é fundadora da AQUARELLE, empresa Integradora de tecnologias, infraestrutura, Consultoria, Mapeamento e correção de processos, CX. Especializada na implantação e sustentação de sistemas como IBM MAXIMO para gestão de ativos, IBM Control desk para gestão de ativos em TI e chamados, IBM TRIRIGA para gestão de expansão, projetos, obras, arquitetura e real estate e curadoria em digital, IoT, conectividade para empresas chegarem a indústria 4.0.

É CEO na AQUARELLE desde 2017, ministra treinamentos in Company e realiza consultorias.

Para conhecer mais sobre meu trabalho e entender como podemos trabalhar juntos, acesse: https://www.linkedin.com/company/aquarellebr/?viewAsMember=true www.aquarelle.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens