flag-br

Vamos esclarecer algumas coisas sobre a Indústria 4.0?

O que é a Indústria 4.0?

É a união do Big Data, IoT ( internet das coisas), Inteligência Artificial, Interconectividade, aliados ao alto nível automatização de processos, com isso as decisões serão tomadas de forma mais SIMPLES, rápida, assertiva e online!

Porém, ainda temos um longo caminho pela frente. Tem alguns profissionais e empresas, “passando o carro na frente dos bois”.

Vou fazer aqui uma provocação:

1-) Qual é o grau de maturidade de seus processos? Todos os envolvidos estão dentro de um workflow fluido?

2-) Como é gestão dos indicadores da sua organização? Todos os envolvidos tem consciência que fazem parte deles?

3-) As decisões, são tomadas usando qual base de apoio? Há alguma ferramenta de análise de dados para geração de informação? Ainda usam o excell?

4-) Os dados que são gerados, são confiáveis? Há uma metodologia associada? Os dados ainda são totalmente manuais?

Tenho certeza que para algumas dessas perguntas, você respondeu sim! Tudo bem, você e a maioria das empresas ainda estão nesse patamar.

O importante é se preparar (rapidamente) para a indústria 4.0.

Tenha processos mapeados, corrija os pontos críticos e nesse estudo, já surgirão sugestões e Focus Group para as ações, por nível de criticidade da sua empresa, que entrarão para roadmap!

Mas não deixe de fazer! Não comece com um robô, se vocês não tem processos, não olhe apenas para o que é crítico, geralmente, os profissionais passam o critico a frente das demais atividades e a rotina torna-se uma urgência sem fim!! Se você tem um incidente crítico hoje, é porque o processo está roto, rompido, esse sim, precisa de correção urgente, para que as urgências reduzam exponencialmente!

A McKinsey estima que, até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%. Sempre digo que as pessoas fazem parte do processo, ou seja, envolva sua equipe, eles precisam tomar conhecimento da decisão e fazer parte dele, ainda que em pequena parte. A tecnologia sozinha, não fará a diferença, você vai precisar das pessoas para que engajadas façam a transformação que você a sua empresa esperam!

Tenha convicção absoluta disso e tenha muito sucesso nesse novo mercado que vem nos encontrar!! Ana Paula Kubinhets é Especialista em Qualidade, IoT, Sistemas de Gestão de Ativos, Processos e CX. Graduada em Pedagogia e Marketing, Pós graduada em Gestão de Qualidade e Comunicação Organizacional, é Green Belt Six Sigma, Auditor Iso 9000, tem certificações IBM em Watson IoT, Cloud, IBM Digital Business Automation é fundadora da  AQUARELLE, empresa integradora de tecnologias de ponta, especializada em Mapeamento e Correção de Processos, implantar e sustentar sistemas como IBM MAXIMO para gestão de ativos, IoT em suas diversas tecnologias, IBM Control desk para gestão de ativos em TI e chamados, IBM TRIRIGA para gestão de expansão, projetos, obras, arquitetura e real estate, curadoria em digital, soluções para gestão de infraenstrutura como Partner SUSE, entre outras tecnologias. É CEO na AQUARELLE desde 2017, ministra treinamentos in Company e realiza consultorias. Você também pode visitar nossa página no Linkedin, acesse: https://www.linkedin.com/company/aquarellebr/?viewAsMember=true

#Iot #aquarelle #queremostelevarmaislonge #gestaodeativos #produtividade #sensores #mantenimiento #manutencao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens