flag-br

IBM Maximo – Você conhece?

Vamos falar um pouco para que serve e como ele pode ser sua melhor opção?

O IBM Maximo transforma o modo como as organizações gerenciam seus ativos é uma plataforma líder de mercado, existe a mais de 30 anos e é utilizado para empresas no mundo todo.

É líder no Gartner por anos consecutivos, incontestavelmente, é a referencia de gestão de ativos para empresas de todos os seguimentos.

O IBM Maximo otimiza o desempenho, estende os ciclos de vida do ativo e reduz o tempo de inatividade operacional e os custos. Com diversos modelos de implementação, é possível manter todos os tipos de ativos, não importa onde residam, com ele configurar novos ativos é fácil e rápido, você pode atualizar o software de gerenciamento de ativos corporativos (EAM) automaticamente para tempo de atividade ininterrupto, custos reduzidos e riscos minimizados.

Ele foi desenvolvido principalmente para a manutenção de equipamentos industriais, instalações, logística e é a porta de entrada para IoT. A plataforma viabiliza a adoção das melhores práticas de gestão de ativos por meio de manutenções preventivas, corretivas e preditivas, através da elaboração e revisão as atividades e processos de planos de trabalho, planos de 52 semanas, medições, calibragens, registros de paradas, controle de estoque, serviços, compras, contratos, garantias, recursos, pessoal e muito mais.

Seu processo de compras está no ERP da empresa, como SAP ou TOTVS? Perfeito! É muito comum nossos cliente fazerem essas integrações e o IBM Máximo além de flexível está super preparado para enviar informações para seu ERP, como receber informações vindas dele também!

IBM MAXIMO é um dos sistemas de gestão de ativos mais utilizados no mundo entre as empresas de médio e grande porte e está em conformidade com todas as Normas Internacionais de modelo e referência na gestão de ativos.

Essa é um pergunta interessante!

É muito comum as empresas terem um sistema de gestão de Ordens de Serviço, com abertura e fechamento, informando quais foram os ativos que sofreram manutenção, mas sem incremento de análise, previsão de custos de manutenções futuras, quantidade de sobressalentes a serem solicitados, planejamento de integral de custos mensais e anuais. O plano de 52 semanas que citamos um pouco acima, é uma prática muito recomendada nas áreas de manutenção e com o IBM Maximo, você não só planeja como saberá, quanto irá custar para a empresa em horas, em peças e se o dimensionamento da sua equipe está adequado em quantidade e capacitação! Você conseguirá realizar análises com dados e fatos, retirados do sistema! O melhor sistema do mercado!

IBM MAXIMO o melhor sistema do mercado?

Sim, é o melhor! Não somos nós da AQUARELLE que dizemos isso, são os principais usuários e empresas do mundo. Hoje ele movimenta milhões de dólares nessas empresas, um movimento integrado entre as necessidades dos PCMs, gestores e técnicos, como contribui nas analises de melhorias dos times de compras e suprimentos, melhorando exponencialmente a curva abc de estoque.

Principais Recursos do IBM MAXIMO?

Esse quadro resume e ilustra os principais recursos do Sistema de Gestão de Ativos IBM Maximo. Eles faz a gestão completa, falamos que é uma gestão de ativos inteligente, trazendo uma visão para o usuário, moderna e intuitiva, abaixo você terá algumas delas:

Gestão de ativos – Controle necessário para rastrear e realizar gestão eficaz dos ativos e dados desses ativos, assim como a localização ao longo de seu ciclo de vida e localização geográfica em qualquer momento.

Gestão de trabalho – Gestão das atividades planejadas, preditivas e não planejadas (corretivas) por meio das Ordens de Serviço, desde o momento da abertura até sua finalização, com todo o histórico, de custos, peças tempo de conclusão e horas da equipe envolvida. Você também controla o tempo de parada dos equipamentos e mantém o histórico do motivo das manutenções, causas e soluções, para contribuir nos planejamentos futuros.

Gestão de inventário – Saiba o que voc6e tem, o que necessita, quanto tempo receberá novo estoque e planeje o inventário do ano todo!

Gestão de serviço – Esse módulo é fundamental para fazer o dimensionamento da equipe em quantidade e capacitação. Você saberá quantas horas/ homem serão necessárias para realizar as atividades que sua empresa precisa.

Gestão de contratos – Você poderá fazer a gestão de contratos de aluguel, garantia, custos do trabalho, de parceiria, contratos de terceiros, de empréstimos, enfim, quaisquer contratos que estejam envolvidos no seu dia a dia.

Gestão de compras – Integração e suporte para todas as fases de compras de toda a empresa, compras diretas, reposição, pode ser enviada a requisição ao ERP e recebida a informação do prazo de entrega e a conclusão da entrega.

Como mecionado um pouco acima, o IBM MAXIMO possui tecnologia avançada e flexível de integração, que permite com que os dados sejam enviados para qualquer ERP ou sistema legado do mercado. A IBM fornece integradores para conectar o IBM MAXIMO ao SAPORACLE ou, de forma genérica, integrações com outros ERPs, como Protheus, TOTVS, entre outros.

E o ROI?

Os dados coletados das empresas usuárias, que não são poucas, trazem um conglomerado de ganhos em várias vertentes, são elas:

  • Custos de Aquisição – Redução da 10 a 20%
  • Melhoria no planejamento – Redução de manutenções corretivas em 80%
  • Melhoria no dimensionamento da equipe 20% de aproveitamento dos recursos e mão de obra
  • Compras – Redução em 5% da necessidade de compra de novos ativos
  • Aumento na utilização do ativo: Aumento em 5%

Quem usa o IBM Maximo?

  • 10 das 13 maiores Indústrias Farmaceuticas
  • 16 das 24 principais indústrias automotivas
  • 10 das 20 maiores empresas de óleo e gás
  • 5 das 15 dos principais portos
  • 7 das 10 principais companhias aeroespaciais
  • 14 das 20 maiores empresas de utilities
  • 9 dos 18 principais aeroportos do mundo

E o IBM Maximo parou por ai? Não!!

Um pouco mais acima, mencionei sobre o sistema de Gestão de Ativos, hoje o IBM Maximo cresceu e o Sistema de gestão de ativos ou EAM, CCMS, se chama IBM Maximo Manager que inicia e te da a base para a Industria 4.0! Na sequencia temos uma Suite completa de soluções, todas elas olhando para a Jornada da Industria 4.0, na qual nós da AQUARELLE somos especializados e certificados.

Atualmente, a suite compõe o IBM Maximo Manager, IBM Maximo Monitor, IBM Maximo Visual Expection e IBM Maximo Predict, cada um deles conduzindo você e sua empresa essa jornada da Industria 4.0!

No próximo artigo, falaremos um pouco mais sobre o IBM Maximo Application Suite, somos fãs dele e tenho certeza que você também será! Ele é o estado da arte da indústria 4.0!!

AQUARELLE, é uma Consultoria em Soluções e Sistemas, empresa certificada e especializada em Soluções IBM, IoT, Sensores, na Integração de Sistemas e soluções de TI, conciliando hardware, software e prestação de serviços, curadoria em digital, Mapeamento e correção de processos, implantação e sustentação de sistemas IBM MAXIMO para gestão de ativos, IBM Control desk para gestão de ativos em TI e chamados.

#Aquarelle – Queremos te levar mais longe! Vamos?

faleconcosco@aquarelle.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens